quarta-feira, 30 de setembro de 2009

BIOGRAFIA: QUEM É O GARI NEGRO JOBS?

Nascido em 8 de fevereiro de 1959, em Mata Verde (MG), José Batista da Silva, o vereador Gari Negro Jobs (PSL-GO), transformou-se em liderança popular em Goiânia na década de 1990 com campanhas eleitorais bem humoradas e críticas. Sua recente eleição foi objeto de reportagens na mídia nacional, com destaque para os jornais Correio Brasiliense, Diário da Manhã, O Popular, O Globo e Folha de S. Paulo, além de diversas emissoras de televisão.

Aos 7 anos de idade, Jobs abandonou o Vale do Jequetinhonha, em Minas Gerais, e se mudou para Goiânia. Jobs jamais imaginou que seria motivo de reportagem da revista Veja, como ocorreu em maio de 2009, ocasião em que a revista nacional focaliza sua vitória honesta e limpa. A eleição de Jobs representa uma série de conquistas: dos humildes, dos pequenos partidos e das minorias.

Na capital de Goiás, começou a vida profissional como engraxate e lavador de carro. Eleito vereador em outubro de 2008, após tentar sete pleitos, ele reuniu em seu leque de causas e projetos a defesa dos negros, minorias sociais, garis, servidores públicos, meio ambiente e soluções criativas para modernizar a cidade de Goiânia.

Irreverência e criatividade são as marcas das campanhas eleitorais do político que foi eleito ao gastar apenas R$ 3,5 mil, usados para financiar a gasolina da Brasília Amarela.

O vereador das ruas

Enquanto os concorrentes gastaram até R$ 600 mil para se elegerem, Jobs venceu a disputa com um empréstimo consignado na folha de pagamento em seu cargo na Prefeitura.

Sua campanha se caracterizou pelo voto 'ambulante', em que pedia o apoio enquanto desfilava no carro sonorizado. Jobs utilizava músicas de John Lennon, Bob Marley e discursos de Martin Luther King para comunicar suas idéias.

Gari concursado pela prefeitura de Goiânia-GO, Jobs se apresentava em uma Brasília Amarela com suportes comunicativos diversos. O vereador, que também é inventor e escultor, reaproveitou o lixo encontrado nas ruas para trabalhar em seu marketing político.

Durante a campanha de 2008, Jobs defendeu projetos como o “Banheiro Público” e “Limpeza Política da Cidade", que se referia à postura ética dos políticos. Na Câmara Municipal de Goiânia, o vereador goianiense exerce a presidência da Comissão do Trabalho na Câmara dos Vereadores.

Em sua postura parlamentar, destacaram-se na imprensa diversas propostas, caso do Banheiro Público, revitalização do Parque Mutirama, criação do Dia da Consciência Negra no município de Goiânia, o repasse de recursos oriundos de multas para a área social, o projeto pequeno trabalhador urbano, o uso de papel reciclado nas repartições públicas.
indexbiografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário