quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR

O Vereador carrega consigo um papel importantíssimo no município ou na Cidade em que atua. Ele é o elo entre a população e o Poder Legislativo. Seu papel principal é mostrar todos os problemas que surgirem na comunidade, buscar soluções junto aos órgãos competentes.

Mas não para por ai... Cabe a ele também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo municipal, os atos dos Prefeitos, denunciando o que estiver de ilegal ou a imoral á população e aos órgãos competentes. Por isso que o Vereador é conhecido como fiscal do dinheiro Publico.

O Vereador deve sempre ser atuante, independente, polêmico e ter a coragem de encarar todos os problemas que poderão surgir. O Vereador jamais deve se atrelar-se a Prefeitos ou outras autoridades por meios de apadrinhamentos ou por meios de favores. Caso o contraria perderá sua função e o prestigio da comunidade.

Cabe a sociedade em geral observar e cobrar de seus representantes. É obrigação de o Vereador verificar o que sua comunidade e sua Cidade necessitam de mais urgências, e cabe a ele criar Leis que possa atender a população em geral.

O Vereador é um representante Político que opera no domínio dos municípios, igual à forma de Governo constitucional, a nível Legislativo. O Vereador é o Legislador mais próximo do cidadão, uma vez que o Deputado Estadual se desloca para Capital do Estado, e o Deputado Federal e o Senador ficam ainda mais distantes. Em virtude dessa proximidade, o Vereador é o mais cobrado no atendimento nos anseios e necessidade dos municípios que, quase sempre, são problemas relacionados á competência do poder Executivo.

É seu direito e deve sempre cobrar do Vereador uma atitude de modo apresentar proposições e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, a usar a palavra de autoridade constituída em defesa de seu município e de seus habitantes.

Por isso peço a todos que participe, sugira , debata, cobre do seu Vereador a importância do seu precioso Voto. Para mim e para todos os Vereadores, hoje é uma data histórica onde Celebramos o Dia Nacional do Vereador.

Em função de tudo que foi exposto, conclamo aos colegas vereadores do Estado de Goiás, para que saia, dentre nossos pares, um pré-candidato a disputar as eleições para Governador em 2010.

O Gari Negro Jobs é Vereador da Cidade de Goiânia, Presidente da Comissão de Trabalhador e servidor publico. É defensor das causas ambientais e autor do Projeto que institui em Goiânia o Dia Nacional do Vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário